ASSOCIAÇÃO
BAHIANA DE PARKINSON E ALZHEIMER
ENVELHECIMENTO EM
CINE DEBATE
PROGRAMA
EDUCATIVO
SALVADOR – BAHIA
APRESENTAÇÃO
Envelhecimento em Cinedebate é um programa de Cinema da ABaPAz em parceria
com PPgMS /FAMED – UFBA - Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde e
apoio da Divisão de Neurologia e Epidemiologia-DINEP e do Departamento de
Neurociências e Saúde Mental – UFBA.
É
um programa participativo, mensal, onde as pessoas interagem após a sessão
para discutir a temática do envelhecimento.
O recurso da 7ª arte é utilizado como meio
motivador para sensibilizar a comunidade sobre os problemas cotidianos do
envelhecimento. Este programa foi desenvolvido com base na experiência da
Argentina e com fundamentação teórica nas obras de James Hillman – educação
da alma.
OBJETIVO GERAL
Estudar o
envelhecimento usando o cinema como estratégia educacional e propiciar a
integração social por intermédio da discussão de filmes, introduzindo os
participantes na arte de ver e analisar as diversas formas de compreensão do
processo da vida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
- Fomentar a
discussão sobre o envelhecimento em nossa comunidade, no país e no
mundo;
-
- Conhecer e
aprender sobre o envelhecimento;
-
-
Compreender a complexidade humana, redimensionar a temporalidade e o
processo de viver;
-
- Refletir e
estudar as relações familiares, conflitos, preconceitos, violência,
solidão, medo, perdas e envelhecimento com dependência ou autonomia;
-
- Resgatar
os aspectos positivos do processo de envelhecimento;
-
- Mobilizar
o ser humano de forma efetiva, através dos filmes
-
-
Compartilhar o conhecimento científico da Gerontologia das Academias
públicas e particulares com a comunidade;
-
- Reformular
percepções, estimulando a criação de novas formas de viver a velhice;
-
- Promover a
aproximação dos profissionais e comunidade, através da linguagem
cinematográfica do envelhecimento;
JUSTIFICATIVA
No imaginário
social, a questão da velhice aparece com freqüência nas produções
cinematográficas e criações literárias. O filme permite a diversidade do
olhar e leva o indivíduo a perceber as possibilidades de mudanças, sendo um
rico material para ser discutido e aplicado no cotidiano. Utilizar o
cinema como recurso pedagógico no processo de aprendizagem para um
envelhecimento saudável e uma vida socialmente ativa, é meta da ABaPAz com
este programa, que visa aproximar da comunidade o estudo acadêmico
científico sobre o envelhecimento e despertar para o crescimento da
população idosa no Brasil e a falta de políticas públicas.
METODOLOGIA
Participativa,
como processo de ação – reflexão, metodologia discursiva, através de debates
e de sensibilização sobre as questões do envelhecimento, os aspectos
sociais, familiares e comunitários.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
“O
cultivo da alma pelas imagens do cinema”.
“Na perspectiva
desta educação, somos aprendizes em tempo integral do viver, ocupados em
construir e desconstruir continuamente nossa vida interior quanto em atuar
sobre o mundo externo. O cinema oferece um lugar particularmente acolhedor à
educação da alma porque suas imagens estimulam-nos a produzir outras imagens
para dialogar conosco sobre nós, no mundo”.
Hillman
O pensador Edgar
Morin defende e afirma que “(...) literatura, poesia e cinema são como
escola de vidas em seus múltiplos sentidos... escolas da língua, da
qualidade poética da vida, da descoberta de si e da complexidade humana...”.
Literatura e
cinema, “fazedores de alma” e ampliadores da consciência.
Autores
consultados:
James Hillman, Gilbert Durand, Edgar Morin,
RESULTADOS
ESPERADOS
-
- Inserção
sociocultural de pessoas idosas no programa;
-
- Ampliação
de conhecimentos sobre os fatores de riscos de doenças biopsicosociais;
-
- Favorecer
aprendizagens para a independência, autonomia e melhor Qualidade de
vida;
-
- Reflexão
para mudanças e desafios frente ao envelhecimento no futuro;
-
- Mudanças
na cultura, valores e qualidade de vida da pessoa idosa;
-
-
Aprendizagens em um amplo campo de estudo – gerontologia;
-
-
Profissionais mais preparados para o atendimento à pessoa idosa;
REALIZAÇÃO
ABaPAz –
Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer
Apoio
Técnico Científico:
Dr. Ailton Melo
– Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA
Consultor
Científico da ABaPAz
PÚBLICO
ALVO
Associados da
ABaPAz, profissionais, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em
psicologia, medicina, arquitetura, enfermagem, geriatria, terapia
ocupacional, fonoaudiologia, gerontologia, outras áreas de saúde, áreas
afins e a comunidade.
CONCLUSÃO
Segundo o
filósofo Edgar Morin: “...Quando estamos no cinema acordamos para a
compreensão do outro e de nós mesmos. O vagabundo abominável que não olhamos
na rua, passa a ser amado quando o vemos sob o personagem de Charles
Chaplin. Chora-se por ele, ama-se Chaplin, enquanto que, na rua, seríamos
capazes de virar as costas para um indivíduo que cheira mal. Os gângsteres,
os chefes mafiosos, os reis de Shakespeare, os Raskolnikov não são
redutíveis em seus atos. É curioso que ao cinema, assim como ao romance,
correspondam surtos de compreensão. O que torna verdade as palavras de
Heráclito: Eles dormem embora estejam acordados. Quando se dorme no cinema,
acorda-se para a realidade”.
Morin ainda
aponta que: “o ensino da compreensão é crucial, se estivermos de acordo
sobre a idéia de que o mundo encontra-se devastado pela incompreensão e que
o progresso humano, por menor que seja, não pode ser imaginado sem o
progresso da compreensão”.
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