CURSO PROJETOS DE VIDA PÓS-APOSENTADORIA

TEMPO DE SABEDORIA

Valorização do Aposentado, repensando a vida!

“Quem tem consciência do declínio biológico mas, observa uma evolução eterna da energia do pensar, do sentir e do agir, é quem já sabe que existe a eternidade”

O sujeito não envelhece!

OBJETIVO

Proporcionar ao participante a descoberta do seu potencial e novos talentos para construção de um novo Projeto de Vida após a Aposentadoria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Retomar sonhos e desejos adormecidos
- Reavaliar as escolhas feitas na vida
- Refletir sobre as possibilidades de realizar novas atividades
- Identificar os limites e possibilidades no processo do envelhecimento
- Oportunizar a descoberta de novos talentos
- Reaprender a administrar o tempo livre
- Realizar novos planos
- Pensar um novo sentido para a vida
- Experienciar o caminho para novos valores

JUSTIFICATIVA

Reconhecendo-se que a Aposentaria é um desengajamento profissional das atividades laborais, no mercado de trabalho, este, acarreta no indivíduo o sentimento de não ser mais útil e produtivo.


Estar fora deste mercado produtivo formal, ocorre concomitantemente o processo do envelhecimento, que em nossa sociedade ocidental se idolatra o novo, o produtivo, proporcionando a baixa auto-estima das pessoas da terceira idade.
Estes fatores social e cultural (externo) e os biológicos naturais à idade (internos), gera exclusão social e na família, colocando as pessoas nesta faixa etária à margem da Sociedade.


Fundamentando-se na teoria que o envelhecimento é cronológico e não psicológico, porquê continuamos a ser seres produtivos, capazes e desejantes com possibilidades de reaprender e adaptar-se às condições novas.
Propomos este Curso para contribuir com a desmistificação da Aposentadoria de forma preconceituosa e despertar as alternativas e oportunidades nesta etapa da vida com cidadania.


Como o “sujeito não envelhece”, de certo, poderá se descobrir talentos, utilizar o tempo livre para atividades em grupos ocupacionais de trabalhos socioculturais, artísticos, trabalho social voluntário, educacionais e políticos.

“Aprender é descobrir e compartilhar descobertas, intercambiar reflexões com o outro, explorar o estranho que nos habita, ressignificar papéis e representações sociais, vivenciar a excitação dos desafios que nos renovam”



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Perda do poder, perda do prestígio e laços sociais – readaptação à vida social
- Sociedade que idolatra o novo – a exclusão social e cultural
- Reaprender – adaptação à nova condição
- A conquista do tempo livre
- Desenvolver novas habilidades e novos interesses - prazer e trabalho
- Novas alternativas para outra fase da vida – identificar novas oportunidades
- Cidadania e Voluntariado


METODOLOGIA

Na metodologia do Curso as concepções de liberdade, são expostas e pensadas à luz de alguns mitos gregos, à luz de Sócrates, de Nietzsche de Sartre e usadas para pensar, refletir através de experiências, vivências e dinâmicas de grupo. Também através de Freud, Platão, Aristóteles e Epicuro as temáticas sobre o amor, a felicidade, a atmosfera espiritual contemporânea, são pensadas por todos – os relacionamentos e os amores que tiveram, a religiosidade, os trabalhos que realizaram, as famílias que constituíram, a educação que tiveram, as posições políticas e estéticas que absorveram. Também são analisados e debatidos filmes, músicas, livros e documentários.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Aposentar-se sem aposentar-se da vida!

“Faltava-lhe um Projeto de Vida. E quando este surge e o envolve plenamente, há uma redescoberta, um retorno à vida, com a possibilidade de atualização de suas potencialidades de ser humano, porque basicamente o que se resgata é a possibilidade de exercer sua capacidade de amar”.

Georges Simenon

O Curso caracteriza-se por um diálogo sobre as concepções filosóficas, a etiqueta existencial, o qual dá ensejo à reflexão que envereda por pensar e repensar a vida à luz de uma sabedoria que não limita as pessoas ao “aposento” ao contrário, de uma sabedoria que medica a alma e constrói a felicidade.
“Estudar atitudes, em vez de palavras, onde as coisas são companheiras das palavras, e as palavras das coisas, e que as atitudes são solícitas e os discursos breves para gozar-se de uma bem-aventurada liberdade na virtude”.

“ São raros os que fizeram valer suas vontades, realizaram sonhos e partem para uma nova etapa de vida com objetivos claros”.

Autores Consultados:
Simone de Beauvoir, Jean Paul Sartre, Eduardo Aquino, Vitória Kachar, Anita Liberalesso Néri,
Beltrina Corte, Delia Gatullo Goldfarb e Filósofos.


COORDENADORA
Tereza Cristina Rodrigues , Assistente Social, Gerontóloga, Gestora de Programas Sociais e Assistenciais em Previdência Privada, Especialista em Programas de Preparação para Aposentadoria. Especialista na área de Recursos Humanos, desenvolvimento de pessoal, e formação profissional.

PÚBLICO ALVO

Pessoas aposentadas ou em processo de aposentadoria e outros que desejam repensar a vida.

CARGA HORÁRIA
12 Horas

INSCRIÇÕES
Inscrições abertas em 22 de março/2010
Número de vagas limitado

HORÁRIO
13:00h às 17:00h

LOCAL:
ABaPAz – Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer
Tel: 71 3347 0143 www.abapaz.org.br